Um olhar de reconhecimento da potência que é a moda nacional: descubra o Ateliê Mão de Mãe
- Yanka Araujo
- 9 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Marca soteropolitana, precedente de laços e subsequente de trocas, é parte da representatividade brasileira e orgulho da moda nacional, com peças minuciosamente trabalhadas, desenvolvidas a partir da criatividade local e potencializadas pela história de todos que fazem parte dessa jornada.
Que a Bahia tem seus encantos, é impossível negar. E reforçando essa afirmação, tive certeza ao visitar a Rua Engenheiro Milton de Oliveira, número 188. Casa Ateliê Mão de Mãe, em Salvador.
Adentrando o espaço, conferi pessoalmente os detalhes das criações: linhas de crochê desenhando formas e silhuetas, tricôs recortando caimentos perfeitos e tecidos planos em peças atemporais, também sendo estampadas com a energia nordestina - marcante e única.

Sobre resgate e valorização, o trabalho das crocheteiras desempenha um grande papel na construção de branding que a marca, desenvolvida por Vinícius Santana, Patrick Fortuna e Luciana Santana representa, costurando o afeto, a simbologia e a ancestralidade em todo seu desenvolvimento. Com uma das últimas coleções em loja, intitulada “Água de Meninos”- e também desfilada no SPFW N56, presenciei a notoriedade da cultura, vivência e espiritualidade que se faz presente em todas as peças e em seu único ponto físico - inaugurado em janeiro.

“É nosso papel nos autoafirmar como potências”, comentou Taynah, colaboradora do AMM, falando sobre as criações e a escolha da primeira loja física ser na capital baiana.
Além da flagship no térreo, o espaço conta com o segundo andar, que será futuramente destinado a projetos de desenvolvimento e capacitação, para jovens a partir de 16 anos e pessoas da comunidade LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social.
Com a próxima coleção saindo em meados do segundo semestre, Willian Miguel - stylist do AMM - ressaltou a importância para a marca em trabalhar com práticas do “slow fashion”, valorizando os recursos locais e mão-de-obra, minimizando impactos e garantindo a qualidade da produção e de seus produtores.


Carregando marcos importantes em sua trajetória, como a collab de sucesso desenvolvida em parceria com a C&A, presença em evento paralelo à Semana de Moda de Milão e o selo Sou de Algodão, movimento que cultiva a moda responsável no Brasil, o AMM já é referência - e é só o início.
E aí, já conhecia o Ateliê Mão de Mãe? O que acha da nossa percepção em reconhecermos talentos brasileiros como fonte de criatividade, desenvolvimento e potência?
Me conta, quero saber de você!
Agradecimentos especiais: Taynah e Willian, obrigada pelo suporte e recepção ♡




Comentários