top of page

Je M’Appelle Brasil: O que o movimento traz e quer nos dizer?

  • Yanka Araujo
  • 8 de jul. de 2024
  • 4 min de leitura

Em seu segundo ano, o projeto colaborativo que apresenta marcas nacionais representativas do cenário atual no streetwear, leva Carnan, Class, Mad Enlatados, Pace, Sufgang e Quadro Creations para a “cidade luz”, compondo um showroom durante a PFW. Repleto de moda, design e música, quais aspectos e previsões dessa mobilidade podemos entender?


ree


Com o início do último semestre de 2024 entregando muito conteúdo e burburinho pelas ruas de Paris, o impulso foi dado para as próximas semanas agitadas que a aguardam. A chegada dos jogos olímpicos neste mês de julho e a semana de alta costura antecipada, deixaram os holofotes voltados à grande capital da moda – como é conhecida e popularizada.


Contudo, a movimentação brasileira por meio de arte, moda e música, ocupou as ruas de Paris e o feed de muita gente que vislumbra e acompanha a cena contemporânea do streetwear nacional. Sob a direção do diretor criativo e stylist Samir Bertoli, o projeto Je M’Appelle Brasil registra pelo segundo ano consecutivo, a presença de marcas brasileiras no mercado europeu para ampliar seu público e alcance diante da perspectiva internacional.


O desejo legítimo de trazer visibilidade às expressões culturais brasileiras, chega em um momento de fortalecimento das construções em nosso território, onde começamos a reconhecer o trabalho e a ascensão das vivências e culturas urbanas se transformarem por meio do design. Em cada contexto, há espaço para criação.


E é exatamente essa grandiosidade que nos faz ter perspectiva do quão longe podemos chegar, representando nosso país - na alegria e na tristeza - e o transformando com o que há de melhor.


Mas será que esse triunfo se afirma através de uma aprovação previamente feita lá fora?


Vale reforçar a conscientização do longo caminho a percorrer, uma vez que o reconhecimento das riquezas artísticas locais, por meio de diferentes manifestações, se torna maior a cada passo dado fora de nosso território. E não deveria ser assim.

O nosso olhar pode ser educado, ajustado e compreendido para que possamos nos validar enquanto grandes referências criativas e potentes - e a nossa escola, é o próprio autoconhecimento enquanto sociedade, cultura e história.



Apresentando lançamentos e merchs exclusivos, cada marca referiu sua essência através de suas coleções, realizando também ações simultâneas no Brasil:


Carnan


A proposta de mostrar a grandiosidade do mundo e contar narrativas por trás de suas peças é a primícia da Carnan. Com a próxima coleção apresentada no JMB, saindo para o público neste mês de julho, borbulha a ansiedade de quem aguarda este lançamento - sem mais spoilers. Acompanhe o site aqui.


Class


"The Metabolism" foi a grande aposta da Class como coleção para o JMB, onde transmitiu o encontro entre a cultura brasileira e nipônica em sua coleção de inverno de 2024, co-relacionando com movimento de arquitetura japonês Metabolista e o do modernismo no Brasil. Confira a coleção aqui.


Mad Enlatados


Com algumas peças do segundo drop de 2024 já disponíveis no site, podemos aguardar as próximas novidades da marca, que serão lançadas em breve - incluindo homewear, com a volta do edredom Mad. Como ação durante o JMB, a distribuição de camisetas gratuitas movimentou também as ruas de São Paulo, com o merch da presença em Paris.


PACE


Se reinventando entre uma coleção e outra, a marca une diversas faces do universo streetwear em peças chave que compõem lifestyles diferentes, mas que se complementam entre si. Nomeada como DT2 - "don't think twice" - a primeira linha esportiva da Pace foi apresentada em Paris e está disponível no site, aqui.


Sufgang


Com a coleção atual disponível no site, a marca explorou ainda mais as possibilidades de estampas e fontes estilizadas - que já fazem parte da sua base de criação. Entre as novidades atuais, a recente collab com PodPah une as identidades de ambas marcas, e foi disponibilizada em junho.


Quadro Creations


Definido como "panorama criativo, reflexo daqueles que se relacionam e habitam no atual espaço e tempo por meio do utilitarismo cotidiano", a Quadro restaura suas próprias raízes propondo composições diferentes. Com a atual coleção apresentada em Paris e disponível aqui, é possível conferir as novas concepções da marca.



ree


Além das 6 marcas, o projeto contou com a Heineken, Ipiranga e Kenner como parceiros e desenvolvedores de projetos paralelos:


Heineken

Em colaboração com CLUBE - escritório de arquitetura brasileiro - e partindo da proposta de materialização do streetwear, a tradicional cadeira foi revitalizada com o implemento de um cinto utilitário em seu encosto, além de projetado para portar um hardware abridor de garrafa.


Ipiranga

Por meio da coleção Complètement, a criação de peças que trazem elementos da marca, homenageou a cultura brasileira e sua capacidade de adaptação. O drop é composto por cinco peças: camiseta, baby tee, jaqueta, calça e boné.


Kenner

Trazendo FBC como convidado especial para esse projeto, a Kenner levou um pouco de música brasileira para os ouvidos de Paris. O artista é cantor e compositor, nascido em Minas Gerais e conhecido pela versatilidade em suas criações.


showroom foi apresentado entre os dias 19 a 22 de junho, e contou com apresentações musicais de Duquesa, Yunk Vino, Caio Prince, Akila, Bradockdan, Victor Henry, Malcolm, FBC, Gabriel 199999, Dazlboi, ZKW, Viso, Sauvageon e Brime. 

 
 
 

Comentários


bottom of page